domingo, 8 de setembro de 2013

Resenha do artigo "Museus e conhecimento interdisciplinar"



            A historiadora Manuelina Maria Duarte Cândido é especialista em Museologia e mestre em Arqueologia. Em 2012 foi titulada doutora em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa, Portugal.
            Em seu artigo, Manuelina destaca o caráter interdisciplinar da Museologia comentando a impossibilidade de ela se desenvolver sem o apoio de outras áreas do conhecimento. Independentemente do modelo, tradicional ou não, a Museologia deverá dialogar com diferentes campos disciplinares. Ainda, faz um paralelo entre o papel mediático da Museologia e seu papel dicotômico, entre referência patrimonial e sociedade, entre conhecimento científico e público leigo, além dos diversos campos dos conhecimentos que se articulam nas instituições museológicas.
            Destaca-se no artigo que o caráter interdisciplinar é necessário para o fazer e conhecer museal, não significando que a Museologia não produza conhecimentos novos, eles apenas se inter-relacionam em informações geradas e criadas em várias áreas do conhecimento. São apontadas a Mesa Redonda de Santiago do Chile (1972) e a Declaração de Caracas (1992) como importantes movimentos para a reflexão da interdisciplinaridade no campo museal.
            Sem dúvida, a Museologia está diretamente ligada à interdisciplinaridade. O conhecimento dentro do museu não pode ser algo estanque, mas em constante movimento. Desse modo, o conhecimento amplo e não divido se faz necessário para um maior entendimento museológico, com a aproximação das disciplinas gerando resultados positivos para todas as áreas integradas. Assim, define-se a pluralidade de conhecimentos em um museu, integrando as mais diversas áreas do saber para um maior entendimento de nós mesmos.
            O artigo de Manuelina Maria Duarte Cândido é importante na medida em que nos faz refletir sobre a necessidade da aproximação das áreas do conhecimento, transformando o saber museal em algo universal, de grande valia não apenas para a Museologia, mas também para as áreas que com ela puderem dialogar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário